A importância do treinamento ergonômico para sua empresa
A ergonomia está relacionada a um ambiente saudável de trabalho. Atualmente, as empresas preocupam-se em promover melhores condições para evitar lesões e doenças físicas e mentais no ambiente corporativo. Para que não haja consequências danosas aos trabalhadores, a ergonomia deve ser utilizada como estratégia de bem-estar e saúde nos locais de trabalho.
A ergonomia acaba contribuindo para a diminuição de afastamentos e de acidentes de trabalho, ocorridos no interior das empresas.
Quais são as áreas e campos que a ergonomia cuida?
Com o foco na manutenção das melhores condições e estrutura de trabalho para os colaboradores, a ergonomia preocupa-se em:
- Garantir uma postura correta no exercício da profissão, redução de movimentos repetitivos, manuseio adequado de ferramentas e materiais e adequação dos ambientes de trabalho;
- Observar questões como temperatura, barulhos, localização de móveis, iluminação e como isso impacta o trabalho profissional;
- Contribuir no engajamento dos profissionais por meio de palestras, vídeos, comunicados;
- Evitar sobrecarga do profissional, organizando estruturas e esquemas de atuação focados em produtividade;
- Analisar o clima organizacional, processos de comunicação, projetos participativos, trabalho em equipe e tempo de trabalho.
Prevenção de Lesão por esforço Repetitivo (LER)
Uma das doenças mais graves no ambiente de trabalho e que ocorre por conta de esforços recorrentes, a LER causa muitos afastamentos e, até mesmo, aposentadorias por incapacidade em algumas empresas.